O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um alerta nesta segunda-feira (16) pedindo que "todos deveriam se retirar de Teerã imediatamente" devido à escalada no conflito entre Irã e Israel. A declaração foi feita em uma publicação na rede social Truth Social, onde Trump também criticou a recusa do Irã em assinar um acordo nuclear com os EUA.
"O Irã deveria ter assinado o 'acordo' que eu disse para assinarem. Que vergonha, e desperdício de vidas humanas. Em poucas palavras: O IRÃ NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR. Eu já disse isso várias vezes! Todos deveriam se retirar de Teerã imediatamente!", escreveu o presidente.
Uma autoridade da Casa Branca, em entrevista à CNN, esclareceu que a publicação de Trump reflete a urgência de retomar as negociações com o Irã sobre seu programa nuclear. Desde abril, cinco rodadas de negociações indiretas foram realizadas entre autoridades iranianas e americanas, mediadas por países como Omã e Catar. No entanto, no último sábado (14), o ministro das Relações Exteriores de Omã anunciou o cancelamento da sexta rodada de conversas.
Segundo um diplomata regional, o Irã informou a Omã e ao Catar que não participará de novas negociações com os Estados Unidos enquanto suas cidades estiverem "sob ataque" de Israel e até que sua resposta ao conflito esteja concluída. A decisão intensifica as tensões na região, que já enfrenta um aumento de hostilidades entre Teerã e Tel Aviv.
O governo dos EUA ainda não divulgou detalhes sobre eventuais medidas para proteger cidadãos americanos em Teerã ou em outras áreas de risco no Irã. A comunidade internacional acompanha com preocupação os desdobramentos do conflito e as implicações diplomáticas das declarações de Trump.
Tags
Mundo