Papa Francisco, Primeiro Pontífice Latino-Americano, Morre aos 88 Anos no Vaticano

Foto: Getty Images

O papa Francisco faleceu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), em sua residência, a Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell.

O papa esteve internado por aproximadamente 40 dias devido a uma pneumonia dupla. No sábado (19), ele esteve presente na Basílica de São Pedro. No domingo de Páscoa (20/4), abençoou os fiéis na Praça de São Pedro.

Na Praça de São Pedro, Francisco cumprimentou a multidão e pediu aos líderes políticos que evitem o medo, destinando recursos para apoiar os mais pobres, erradicar a fome e incentivar o progresso.

Desde jovem, Francisco enfrentou complicações respiratórias, incluindo a remoção parcial de um pulmão, além de internações recentes. Primeiro papa latino-americano, assumiu a liderança da Igreja Católica em 2013, após a renúncia de Bento XVI.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Jorge Mario Bergoglio tornou-se papa em 13 de março de 2013, escolhendo o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.

Filho dos imigrantes italianos Mário Bergoglio e Regina Maria Sivori, Francisco formou-se em química, mas optou pela vocação sacerdotal aos 20 anos, ordenando-se padre em 1958.

Francisco começou sua formação no seminário de Villa Devoto e, em 1958, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus. Foi ordenado padre em 1969, tornou-se bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992, arcebispo em 1998 e cardeal em 2001, nomeado por João Paulo II.

Além de sua vocação sacerdotal, Francisco investiu na carreira acadêmica, atuando como reitor da Faculdade de São Miguel e obtendo um doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Como papa, Francisco assumiu um tom mais aberto, sendo visto como um líder progressista. Ele promoveu reformas em instituições da Igreja e enfrentou com rigor os casos de abusos sexuais cometidos por clérigos.

Em 2023, Francisco encontrou-se com vítimas de abusos sexuais por clérigos em Portugal, condenando a postura inadequada de membros da Igreja frente ao escândalo.

Em 2025, o Vaticano estabeleceu novas regras permitindo que homens gays ingressem em seminários, desde que pratiquem a castidade. A diretriz enfatiza que a avaliação deve focar na personalidade dos candidatos, ignorando sua orientação sexual.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato