Putin Ameaça com Guerra Nuclear no Ocidente

Foto: ALEXANDER NEMENOV / AFP

Nesta quinta-feira (29), o presidente Vladimir Putin alertou os países ocidentais sobre o risco de desencadear uma guerra nuclear ao enviar tropas para a Ucrânia. Ele ressaltou que Moscou possui capacidade para atacar alvos no Ocidente.

O conflito na Ucrânia resultou na mais grave crise nas relações entre Moscou e o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Putin já havia abordado os riscos de um confronto direto entre a Otan e a Rússia, mas seu alerta nuclear nesta quinta-feira foi um dos mais claros.

Ao se dirigir aos parlamentares e outros membros da elite russa, Putin reiterou sua acusação de que o Ocidente está empenhado em enfraquecer a Rússia.

Ele indicou que os líderes ocidentais não percebiam a potencial periculosidade de sua interferência nos assuntos internos que ele considerava exclusivos da Rússia.

Ele iniciou seu aviso nuclear fazendo menção específica a uma proposta apresentada pelo presidente francês Emmanuel Macron na segunda-feira. Macron sugeriu que membros europeus da Otan enviassem tropas terrestres para a Ucrânia, uma ideia prontamente rejeitada pelos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e outros.

“(As nações ocidentais) devem entender que também temos armas que podem atingir alvos no seu território. Tudo isto realmente ameaça um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Será que eles não percebem isso?” afirmou Putin .

Antes das eleições presidenciais marcadas para 15 e 17 de março, nas quais é esperado que seja reeleito para mais um mandato de seis anos, ele destacou o que descreveu como o arsenal nuclear modernizado da Rússia, o maior do mundo.

“As forças nucleares estratégicas estão em um estado de prontidão total”, observando que as armas nucleares hipersônicas de nova geração, das quais mencionou pela primeira vez em 2018, foram implantadas ou estavam em uma fase em que o desenvolvimento e os testes estavam sendo concluídos, afirmou ele.

Expressando clara irritação, Putin sugeriu que os líderes políticos ocidentais considerassem o destino de figuras como Adolf Hitler, da Alemanha nazista, e Napoleão Bonaparte, da França, que anteriormente invadiram a Rússia sem sucesso.

“Agora as consequências serão muito mais trágicas”, disse Putin. “Eles acham que (a guerra) é uma caricatura”. Ele acusou os políticos ocidentais de esquecerem o significado de uma guerra real, argumentando que não enfrentaram os mesmos desafios de segurança que os russos experimentaram nas últimas três décadas.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato