Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo |
A rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma possível reeleição em 2026 aumentou significativamente desde janeiro, segundo a nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5). O levantamento aponta que a imagem positiva do petista caiu 8 pontos percentuais, refletindo em uma desaprovação expressiva por mais da metade dos brasileiros entrevistados.
De acordo com a Quaest, a rejeição a Lula atingiu 57% em maio, um aumento em relação aos 55% registrados em março e aos 49% de janeiro. Já o potencial de voto no presidente diminuiu de 47% há cinco meses para 40% no último levantamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, ouvindo 2.004 pessoas em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um grau de confiança de 95%.
Os resultados indicam um desafio crescente para Lula, que enfrenta um cenário de aumento da desaprovação popular a pouco mais de um ano das eleições presidenciais.
Tags
Política