Presidente de El Salvador é Reeleito Com Votação Histórica

Naiyb Bukele Foto: JOSE CABEZAS/REUTERS

O presidente Nayib Bukele antecipou uma declaração de vitória antes de qualquer anúncio oficial de resultados, descrevendo a eleição como um "referendo" sobre seu governo. Tanto os países vizinhos quanto a China já parabenizaram o mandatário. Com aproximadamente 31,5% dos votos apurados, a contagem preliminar da eleição presidencial deste domingo (04/02) em El Salvador indica uma vitória avassaladora para o atual presidente e candidato à reeleição, Nayib Bukele.

Conforme a parcial divulgada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador, o partido no poder, Novas Ideias (NI), conquistou 1.295.888 votos, uma margem significativa em comparação com a Frente Farabundo Martí para Liberação Nacional (FMLN), de orientação esquerda, que recebeu 110.244 votos, e a Aliança Republicana Nacionalista (Arena), de direita, que obteve 96.700 votos.

Duas horas após o encerramento das urnas, o líder máximo do Estado já proclamava a vitória, antes de qualquer anúncio oficial: "De acordo com nossos números, ganhamos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados" do parlamento, "um recorde em toda a história democrática do mundo", escreveu na rede social X, ex-Twitter.

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato