Opositora de Maduro é Acusada de Terrorismo

Rocío San Miguel Foto: Reprodução 

A procuradoria-geral da Venezuela, Tarek William Saab, acusa a advogada e especialista em questões militares Rocío San Miguel de "terrorismo", "traição à pátria" e "conspiração". A declaração foi feita em seu perfil na plataforma X (antigo Twitter).

Na sexta-feira (9), Rocío foi presa no Aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetía. Advogados e a ONG de direitos humanos Provea alegam "desaparecimento forçado" envolvendo a advogada e membros de sua família.

O Ministério Público venezuelano planeja requerer a detenção de Alejandro José Gonzales De Canales, ex-marido de Rocío, sob alegação de suposta violação do sigilo de informações relacionadas à segurança nacional.

O procurador Saab declarou que as autoridades levariam a julgamento, sem data definida, outros seis indivíduos detidos por alegado envolvimento no plano denominado "Brazalete Blanco" para assassinar o líder venezuelano Nicolás Maduro.

O episódio ocorreu algumas semanas após outra polêmica envolvendo o governo venezuelano. O procurador-geral, Tarek William Saab, revelou que 32 indivíduos foram detidos no país, acusados de suposto envolvimento em cinco planos para assassinar o presidente Maduro.

San Miguel, também líder da ONG Control Ciudadano, contava com medidas de proteção da CIDH devido a ataques frequentes, conforme informado pela Provea. Sua última ação no X foi o compartilhamento de uma postagem da organização na quinta-feira (8).

Usuários nas redes sociais adotaram a hashtag “#DondeEstáRocío” para destacar o caso. A organização Anistia Internacional também se pronunciou, compartilhando uma mensagem em seu perfil no X, exigindo a libertação "imediata e incondicional" da advogada.

Maria Corina Machado, proibida de concorrer nas eleições como adversária política de Maduro, comentou o caso. Compartilhou a postagem do Comitê de Direitos Humanos do Vente Venezuela, seu partido, alertando para a continuidade dos "ataques repressivos do regime de Maduro". Ela pediu solidariedade nacional e internacional para Rocío e todos os presos e perseguidos políticos na Venezuela.

O partido Voluntad Popular repudiou a prisão e desaparecimento de Rocío. Neste domingo (11), declarou: "Exigimos às autoridades que revelem sua localização".

Redação

Compartilhe suas ideias! Convidamos você a enviar seus conteúdos e participar das discussões enriquecedoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato