Foto: Reprodução |
A operação realizada nesta quarta-feira (23), que investiga um esquema de descontos associativos não autorizados em todo o país, teve entre os alvos o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no sindicato, que também teve seu credenciamento suspenso por decisão da Justiça.
Por meio de nota oficial, o Sindnapi afirmou que defender os direitos dos aposentados é um compromisso essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e humana.
De acordo com o sindicato, sempre que houver suspeitas de descontos indevidos nos benefícios, é fundamental que essas denúncias sejam tratadas com seriedade e apuradas com rigor.
O sindicato também destacou que apurações conduzidas com seriedade e transparência são essenciais para revelar eventuais irregularidades e reforçou seu apoio às investigações sobre denúncias relacionadas a descontos nos benefícios dos aposentados.
Nesta quarta-feira (23), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) realizaram uma operação conjunta para desarticular um esquema de descontos associativos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões em todo o país.
Entre 2019 e 2024, as instituições envolvidas no esquema teriam arrecadado aproximadamente R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas por meio de cobranças indevidas.
Até agora, seis funcionários públicos foram retirados de seus cargos. Também foram executados 211 mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais para o bloqueio de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. A operação incluiu ainda seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 estados do país.
Entre os alvos da operação, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também foi afastado de suas funções. Posteriormente, ele solicitou sua exoneração do cargo.
Tags
Polícia e Justiça